O clima do verão segue bagunçado em todo o Brasil, com cenário de instabilidade em todas as regiões. No Sul e no Sudeste, a ocorrência de chuva orográfica, influenciada pela umidade do mar, vem afetando regiões que vão do Norte de Santa Catarina até o litoral de São Paulo a partir desta quarta-feira (8).
Segundo a previsão da MetSul Meteorologia, pelo menos até a próxima sexta-feira (10), as regiões do nordeste do Rio Grande do Sul, do litoral de Santa Catarina, trechos da serra e da costa do Paraná, além do sul de São Paulo, devem ser atingidas pela chuva orográfica.
O que é chuva orográfica
Também conhecida como chuva de relevo, a chuva orográfica ocorre quando a nuvem, levada por ventos úmidos que vêm do mar em direção ao continente, encontra uma barreira física, como serras, cordilheiras ou montanhas.
O ar úmido é obrigado a subir e, ao alcançar grandes altitudes, condensa e forma precipitações. Entre quarta (8) e sexta (10), essa dinâmica será reforçada pela diferença de pressão atmosférica entre o Sul do Brasil e a Argentina, intensificando o transporte de umidade.
Os maiores acumulados são esperados no litoral paranaense e no sul paulista, com destaque para o Vale do Ribeira. Nas demais áreas onde a chuva orográfica ocorre nesta semana, os volumes não devem ser excessivos devido à menor intensidade dos ventos marítimos.