Dicas para economizar nos gastos de início de ano

O começo de 2025 pode significar um desafio para a vida financeira. IPTU, IPVA, escola das crianças… Os boletos se acumulam. Assim, é necessário se planejar e dicas para economizar nos gastos de início de ano são sempre bem-vindas e ajudam a aliviar o bolso.

A organização financeira é fundamental para evitar apuros. O planejamento vai justamente contribuir para momentos específicos como os primeiros meses de cada ano.

– O início de ano não precisa ser sinônimo de aperto financeiro. Com organização e foco no controle de gastos, é possível começar o ano de forma equilibrada e sem dívidas – afirma Alessandra Santana Camargo, professora dos cursos de gestão da Estácio.

notas brasileiras perto de uma calculadora representando contas e dicas para economizar nos gastos de início de ano

Dicas para economizar nos gastos de início de ano: formas de evitar sufoco | Foto: Istock/ND

Dicas para economizar nos gastos de início de ano

Por que o início de ano pesa no orçamento?

Dois impostos podem impactar o orçamento familiar no início do ano. Além deles, as despesas relacionadas à escola das crianças aumentam o “drama”. Assim, é necessário encaixar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e matrícula e material escolar na vida financeira.

Imposto municipal sobre imóveis, o IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel e tem como objetivo servir para a melhoria e manutenção da infraestrutura urbana. Ou seja, pavimentação de ruas, iluminação pública e coleta de lixo, por exemplo.

homem coloca uma moeda em um cofre em formato de casa

Economizar ao longo do ano para pagar o IPTU é uma dica de ouro | Foto: Istock/ND

O IPVA, por sua vez, é um imposto estadual pago por proprietários de veículos automotores (carros, motos, caminhões e ônibus). O valor arrecadado é destinado a financiar investimentos nas áreas de transporte, saúde e segurança pública.

Planejamento financeiro: o segredo para economizar

Para evitar percalços, e uma das principais dicas para economizar nos gastos de início de ano, o segredo é se antecipar. É um fator que reforça a necessidade de se fazer um planejamento financeiro, já contando com os gastos de começo de ano.

mãos de um homem colocando moedas em cofrinho e segurando dinheiro para economizar despesas

Dicas para economizar nos gastos de início de ano: ajuda para não pesar no bolso | Foto: Istock/ND

A especialista Alessandra Santana Camargo aponta uma estratégia eficiente para não sofrer no início do ano e formas para aliviar o impacto financeiro.

– Reservar um valor mensal ao longo do ano para cobrir essas despesas sazonais é uma prática eficaz. Se isso não foi possível, é essencial revisar o orçamento, priorizando os pagamentos obrigatórios e negociando parcelamentos em condições favoráveis sempre que necessário – aconselha Alessandra.

Dicas práticas para reduzir os gastos no início do ano

Além de se antecipar e poupar para pagar essas despesas sazonais, outras dicas para economizar nos gastos de início de ano são muito úteis e podem significar mais alívio para o bolso.

Pesquise e compare preços

A prática de pesquisar costuma gerar economia. Na hora de comprar o material escolar, por exemplo, procurar as melhores opções é sempre indicado. Neste sentido, ferramentas de comparação de preço e que apontam promoções ajudam.

A dica de pesquisar e comparar preços vai além do início do ano. É uma ação para ser adotada pensando na vida financeira e na oportunidade de economizar.

Descontos em tributos

Como economizar no IPVA e IPTU? O pagamento à vista proporciona abatimento. Ou seja, o valor total fica menor em relação ao pagamento a prazo. Caso essa opção seja viável e vantajosa – precisa analisar o valor dado de desconto -, é uma maneira de economizar.

As iniciais IPVA escritas em um pedaço de papel sobre uma calculadora com moedas brasileiras na composição

Dicas para economizar nos gastos de início de ano: para o IPVA não pesar no bolso | Foto: Istock/ND

Evite o uso excessivo do cartão de crédito

O planejamento financeiro também vai ajudar a controlar os gastos e pensar também no valor da fatura do cartão. O parcelamento das compras não pode comprometer o orçamento. É fundamental para evitar dívidas.

Na hora de comprar, a possibilidade de pagar à vista ou optar por parcelas curtas são duas ações que ajudam a não sair dos trilhos financeiramente.

Venda ou troque itens usados

Entre as dicas para economizar nos gastos de início de ano, outra possibilidade é buscar itens usados em bom estado. Material escolar, por exemplo. É possível achar livros didáticos pagando menos do que se fosse comprar novos e economizar com material escolar.

Outra opção é vender o material usado no ano anterior e usar o valor para comprar a lista de 2025. Ou então trocar com outros pais da mesma escola.

Como começar o ano sem dívidas?

O planejamento é o melhor aliado, além das dicas para economizar nos gastos de início de ano. A organização adequada vai possibilitar controlar os gastos e se preparar da melhor forma para “meses mais pesados”.

homem faz contas em calculadora em meio a planilhas de dados em um local de trabalho

Planejamento financeiro é fundamental para evitar aperto | Foto: Istock/ND

A busca para economizar deve ser constante, procurando descontos, comparando preços e optando por alternativas mais vantajosas. E o planejamento auxilia no controle de gastos no início do ano e evita sufoco.

Colocar tudo na ponta do lápis – as receitas e as despesas -, com auxílio de planilhas, e se organizar, com planejamento financeiro para início de ano, vai facilitar a vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.