O sonho de todo trabalhador ou trabalhadora é poder chegar ao fim da carreira e desfrutar de uma aposentadoria tranquila, com rendimentos suficientes para pagar as despesas e ter conforto. Este sonho, porém, pode se transformar em um verdadeiro pesadelo em algumas ocasiões.
É o caso de uma professora do Estado da Lousiana, de 84 anos. Evelyn Paternostro é uma americana que dedicou mais de quatro décadas à educação, mas precisou voltar a trabalhar mesmo com a idade avançada.
De acordo com o portal Noticias Trabajo, Evelyn recebe uma pensão mínima como complemento nos Estados Unidos, porém, devido a mudanças na legislação, parte do valor foi retirado após a morte do marido dela. Por conta disso, hoje ela trabalha no caixa de uma loja.
“As pessoas na loja me perguntam o tempo todo: ‘você está fazendo isso por diversão? Por que você não está aposentada?’”, conta a idosa. De acordo com ela, a resposta é sempre “porque preciso comer”.
Aposentadoria teve de dar lugar ao trabalho após anos de dedicação
A profissional atuou durante a carreira como professora e diretora no sistema escolar da Louisiana. Ela acumulou uma pensão que imaginava ser suficiente para viver com dignidade.
Apesar disso, duas disposições da Segurança Social impediram a mulher de receber os benefícios conjugais a que tinha direito. Embora chocante, a história dela não é exceção.