IPVA gratuito para carros elétricos? Saiba quais estados brasileiros oferecem o benefício

Só em 2024, foram vendidos 177.358 veículos elétricos e híbridos leves no Brasil, o que representa um aumento de 88% em relação a 2023. Além da eficiência energética e sustentabilidade, uma das vantagens é a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em alguns estados.

Oito estados têm isenção do IPVA para carros elétricos

O Paraná oferecia isenção do IPVA para carros elétricos até 2023, mas não renovou o benefício em 2024 – Foto: Freepik/Reprodução/ND

A isenção do IPVA para carros elétricos, porém, ainda não é unanimidade no país. A proposta foi vetada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) em outubro de 2023.

Um novo projeto aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) em dezembro de 2024 aguarda a sanção do governador. A legislação será válida para veículos híbridos flex ou movidos somente a etanol que custem até R$ 250 mil.

Em Santa Catarina, uma proposta também aguarda votação na câmara estadual. O projeto de lei n° 0565/2024 concede isenção do IPVA para carros elétricos de até R$ 150 mil e ônibus elétricos utilizados no transporte coletivo urbano.

Confira os estados brasileiros que oferecem isenção do IPVA para carros elétricos

O emplacamento de carros elétricos e híbridos cresceu 88% em 2024, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) – Foto:  Reprodução/Pixabay/ND

  • Alagoas: A isenção do IPVA para carros elétricos vale somente no primeiro ano, com aumento gradativo nos anos seguintes. Os elétricos pagam alíquota de 0,5% no primeiro ano e 1% no segundo ano, enquanto híbridos pagam 0,75% e 1,5%.
  • Distrito Federal: Única unidade federativa que oferece 100% de isenção do IPVA para carros elétricos e todos os tipos de híbridos registrados no território.
  • Maranhão: Isenção do IPVA para carros elétricos comprados ou faturados no território maranhense e alíquota de 2,5% para veículos híbridos.
  • Mato Grosso do Sul: 70% de redução na base de cálculo do IPVA para veículos elétricos e híbridos.
  • Minas Gerais: Isenção para veículos elétricos e híbridos fabricados no estado.
  • Pernambuco: Isenção do IPVA para carros elétricos registrados no estado, o que não inclui veículos híbridos.
  • Rio de Janeiro: Alíquota de 0,5% para veículos totalmente elétricos e 1,5% para híbridos e carros movidos a gás natural.
  • Rio Grande do Sul: Isenção do IPVA para veículos 100% elétricos, sem benefício para os híbridos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.