Nova gestão aponta ‘iminente colapso’ no abastecimento de água em Piracicaba e decreta situação de emergência


Decreto permite realizar contratações sem licitação para solução do problema. Também autorizar mobilizar todos os órgãos municipais para enfrentamento do problema. Reunião de Gabinete de Crise nesta sexta-feira (3)
Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba (SP) decretou situação de emergência devido à situação generalizada de falta d’água na cidade, nesta sexta-feira (3). Entre as medidas previstas pelo decreto, está a possibilidade de realizar contratações sem licitação para combater o problema.
Sexto dia sem abastecimento: moradores passam réveillon sem água em Piracicaba
A medida foi proposta pelo gabinete de crise criado para adotar medidas relacionadas ao desabastecimento. O decreto aponta que foi constatado pela nova gestão uma “situação de iminente colapso no fornecimento de água à população”.
O documento também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem na adoção de medidas para o enfrentamento da situação emergencial.
“Após ouvir os relatos apresentados pelos membros [do gabinete de crise], constatamos que a situação de desabastecimento hídrico, que embora decorra de muitos anos, vem se agravando nos últimos dias, com seguidos dias de falta de água em diversos pontos da cidade, e demanda medidas de emergência para minimizar os impactos”, explicou o procurador-geral, Marcelo Magro Maroun.
Ainda segundo Maroun, com o decreto de emergência hídrica, é possível garantir condições técnicas, jurídicas e administrativas para a execução de medidas rápidas.
Veja reportagem da EPTV sobre a posse dos eleitos
Solução prometida durante posse
Durante discurso na solenidade, Helinho prometeu ações para acabar com a falta d’água.
“O sistema municipal de abastecimento de água todos nós estamos vendo a dificuldade e a sofrência. Não tem solução mágica. Não existe entrar hoje e amanhã abre a torneira e a água chega em todo mundo. Nós vamos ter que fazer reformas, investimentos, obras […] Vamos ter paciência para a gente resolver junto”, garantiu o novo chefe do Executivo.
Após a posse, Helinho convocou uma reunião na prefeitura, onde, como primeiro ato, assinou o decreto que criou o gabinete de crise.
Além disso, anunciou reforma na estrutura de cargos do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) para que, segundo ele, a gestão não fique “travada” no início de seu governo.
Helinho Zanatta discursa durante posse da prefeitura de Piracicaba
Wesley Almeida/EPTV
Situação atual
Nesta sexta-feira, o Semae informa que 25 bairros enfrentam problemas de abastecimento na cidade:
Região central
São Dimas
Paulista
Jaraguá
Castelinho
Chácara Nazareth II
Nova América
Bairro Alto
Vila Monteiro
Piracicamirim
Morumbi
Vila Independência
Pauliceia
Ary Coelho
Jd. Caxambu
Água Branca
Campestre
Kobayat Líbano
Novo Horizonte
São Jorge
Suiça
Água Bonita
Boa Esperança
Vale do Sol
Comviva
Segundo a autarquia, com as chuvas recentes, a qualidade da água bruta captada nos rios foi significativamente afetada.
“Essa água apresenta maior concentração de galhos, folhas, lama, outros detritos e elevada turbidez, o que tem aumentado o tempo necessário para o tratamento, a limpeza dos filtros”, acrescentou.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.